- Área: 300 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza dentro de uma zona residencial a sudoeste da Cidade do México: a Colonia Las Águilas. A tipologia do lugar se caracteriza por construções ecléticas que em seu conjunto criam uma imagem heterogênea de casas agrupadas. O edifício é um retângulo irregular com duas frentes e um declive com mais de 40% de inclinação.
A implantação separa a habitação de 160 m² com acesso pela rua superior (Búhos) e uma segunda casa, ou apartamentos, de 140 m² com acesso independente pela rua inferior (Loma de Guadalupe). O projeto parte da premissa de criar um volume livre no centro do terreno, isolando-o de seus vizinhos imediatos através de um gesto contextual que o desvincula da paisagem heterogênea forma da pelas demais construções.
A construção em blocos de concreto e vigotes cria um jogo construtivo onde todos os elementos estão aparentes. As empenas e as vigas dialogam em um jogo de entrepisos que deslizam um sobre o outro enfatizando o esforço de compressão dos materiais. Os vãos da casa são como interrupções na continuidade das paredes, perfurações no volume, estabelecendo, assim, uma linguagem arquitetônica de presença e ausência da estrutura.
O projeto é um jogo de montagem e composição dos sistemas construtivos no qual o espaço habitável se encontra no vazio intersticial da estrutura.